Atividades Desenvolvidas

Encontros Semanais


Ação: Estabelecer encontros semanais para planejamento, avaliação e implementação de ações estabelecidas.

Descrição da Atividade: (Jan/2012 – Dez/2012) – As atividades do PIBID Física a partir de sua ampliação (2012/2) foram divididas em quatro categorias: atividades principais, secundárias, permanentes e grupos de estudos. Semanalmente são realizados encontros de 4 horas. Na primeira semana se dedica para reunião geral; na segunda semana são abordados temas relacionados às atividades principais; na terceira semana são planejadas atividades secundárias e na quarta semana realiza-se uma atividade cultural ou sobre Ensino de Física. Em cada escola uma ou duas atividades principais são implementadas por bimestre, com o acompanhamento permanente dos supervisores e orientação do coordenador. Para cada atividade um bolsista ID é o responsável. Os demais quatro bolsistas de cada escola além de darem apoio ao responsável focam em uma atividade secundária (edições de vídeos, estudo de softwares didáticos, etc.). As atividades permanentes são relacionadas com eventos (Feira de Ciências, Intrapibid, etc.), organização do Laboratório de Instrumentação de Física da Unipampa, atividades culturais, atividades de secretariado e de reflexão sobre fundamentação teórica e epistemológica.



Resultados alcançados: A proposição dessa dinâmica de trabalho fortaleceu as relações entre todos envolvidos no PIBID Física, em especial, aos bolsistas ID e dinamizou a orientação por parte do coordenador de área.
O desenvolvimento de atividades amplamente planejadas e refletidas com todo o grupo favoreceu a proposição de trabalhos significativos, pois se obteve a premiação em dois trabalhos no IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) e dois foram aceitos para apresentação no XX Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF).
A concretização de momentos de discussões teóricas, tanto de conteúdos de Física quanto de fundamentação teórica e epistemológica. Esses momentos sempre pautados pela complementação das componentes curriculares e não pela repetição ou antecipação de conteúdos da graduação.
Realização de minicursos com temas relacionados às atividades nas escolas. Foram realizados três minicursos, sendo eles:
  •  Software Modellus no Ensino de Física (ministrado por um Bolsista ID – R. Franco.);
  • Aprendizagem significativa de conceitos físicos envolvidos em circuitos elétricos elementares de corrente contínua e alternada (ministrado por B. Dröse, mestrando em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS);
  • Uma ideia para ensinar inércia com o uso de vídeo-análise (ministrada pela Bolsista ID A. Wrasse. e sua colega da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Física IV L. Patron).    


Foguete de Garrafa PET como Atividade Complementar às Aulas de Física


    Ação: Estabelecer um vínculo entre teoria e prática, através da atividade: Lançamento de “Foguete” de garrafa PET.

Descrição da Atividade: (Ago/2012 – Out/2012) – Após o início do conteúdo sobre Movimento Oblíquo abordado pela professora supervisora da escola Carlos Kluwe, foi dado início ao projeto “Lançamento de Foguetes”. Os alunos das três turmas foram divididos em 13 grupos, cada grupo teve que pesquisar e produzir um “foguete” de garrafa pet, com adornos necessários para caracterizar um protótipo e uma base regulável para fazer três lançamentos, para cada ângulo (30° 45° e 60°). O lançamento foi feito nas dependências da Unipampa, a atividade proporcionou aos alunos a comparação de aspectos teóricos e práticos, como por exemplo, o tempo de subida e descida do projétil, que na teoria são iguais e na prática isso não acontece, visto que os modelos teóricos trabalhados em aulas não levam em consideração fatores como: o vento, a quantidade de água colocada no interior do foguete e a pressão adequada. Após ter sido feito os lançamentos, os alunos receberam um trabalho com gráficos dos lançamentos para ser analisados pelos grupos.


Resultados alcançados: Os estudantes perceberam que na prática há vários fatores que fazem com que o lançamento não seja parabólico, grande parte dos alunos observaram as influências da resistência do ar e da perda da água durante a trajetória. Com isso, pode-se dizer que os alunos conseguiram entender os conceitos de lançamento oblíquo, não só na teoria, mas também na prática, o que propiciou uma melhor aprendizagem dos conceitos abordados.

Materiais desenvolvidos disponíveis em:



Superação das Dificuldades de Aprendizagem de Física e Matemática de Alunos do Ensino Médio


Ação: Auxiliar na superação de dificuldades de aprendizagem de Física e Matemática de alunos do Ensino Médio.

Descrição da Atividade: (Mar/2012 – Jul/2012) – Na escola Carlos Kluwe ocorreram aulas complementares em dois turnos inversos ao regular (tarde e noite) para alunos dos três turnos de 1º ano da escola. Inicialmente um grande número de estudantes se inscreveu, porém gradativamente foi ocorrendo uma diminuição de participantes. Durante as aulas buscou-se o protagonismo do aluno, onde o mesmo deveria participar ativamente, resolvendo questões no quadro e explicando para os demais colegas suas conclusões. No final de Abril foi implementada uma atividade utilizando um “carrinho automatizado” dando ênfase no conteúdo de Física (MRU), os estudantes calcularam a média dos tempos e as velocidades. Após foram montados gráficos da posição versus tempo e velocidade versus tempo, a análise destes foram feitas juntamente com os alunos. Essa atividade também teve implementação em outra escola (Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins). A professora de Física dessa escola tem supervisionado diversos estágios da Licenciatura em Física e nos solicitou auxílio. Aconteceram 14 encontros, onde a frequência dos alunos variou com o decorrer da disciplina, nas semanas que antecediam as provas a atividade ficava com um número maior de alunos. Em média participaram 15 alunos por encontro.



Resultados alcançados: A vivência, por parte dos bolsistas ID e coordenador, com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente, em operações básicas de matemática e interpretação de questões conceituais, proporcionou uma interação com situações diárias da Educação Básica. Os resultados mostram uma evolução na superação das dificuldades dos alunos, principalmente nas operações com números inteiros e multiplicação com números decimais, observou-se que as dificuldades em operações envolvendo divisão com valores decimais persistiram dando indícios que os trabalhos devem ser continuados nesta direção. Em relação a resolver e manipular termos de equação do 1° grau observou-se pouca evolução dos alunos, notou-se que os alunos possuíam dificuldades em solucionar equações matemáticas que envolvem três ou mais passos ou etapas para atingir a solução. O número de alunos foi reduzindo ao decorrer dos encontros, ficando somente aqueles alunos que realmente tinham interesse nas aulas. A maioria dos alunos não foram assíduos.  O desempenho dos alunos mais assíduos em testes de conhecimento foi superior aos que participavam esporadicamente.


Materiais desenvolvidos disponíveis em:

Testes de conhecimento "Teste Inicial e Final". 

Superação das Dificuldades de Aprendizagem de Matemática de Alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental


Ação: Auxiliar na superação de dificuldades de aprendizagem de Matemática de alunos das séries finais do Ensino Fundamental.

Descrição da Atividade: (Mar/2012 – Jul/2012) Estas atividades iniciaram com um teste, no qual foram estabelecidas as dificuldades a serem trabalhadas.  Os conteúdos ensinados em sala de aula foram relacionados com atividades cotidianas dos alunos, permitindo assim exemplos concretos dos assuntos abordados. A construção e interpretação de gráficos foram abordados, em um primeiro momento manualmente e posteriormente utilizando o laptop educacional do programa “Um Computador por Aluno - UCA” do governo federal.


Resultados alcançados: Os resultados sugerem que a forma de relacionar os conteúdos ensinados com a realidade dos alunos e em conjunto com atividades computacionais constituiu-se em um elemento motivador para aprendizagem, criando assim melhores condições para uma aprendizagem significativa, na acepção de Ausubel.


Materiais desenvolvidos disponíveis em:

Testes de conhecimento "Teste Inicial" e "Questões de Avaliação".

Guias construindo gráficos parte I e II.

Guia tabulação de dados.

Atividade Complementar sobre o Ensino de Vetores


Ação: Conceber uma atividade complementar sobre o ensino de vetores.

Descrição da Atividade: (Jun/2012 – Jul/2012) – A atividade de vetores foi proposta através de uma reunião feita pelos professores orientadores, à professora supervisora e os bolsistas ID do grupo do colégio Carlos Kluwe, onde foi definido que as próximas aulas de reforço de matemática passariam a ser mais voltadas para o Ensino de Física. O conteúdo que estava sendo abordado em sala de aula era Vetores, assim os bolsistas junto à professora elaboraram uma lista de exercícios para ser entregue aos alunos. Os bolsistas, em turnos inverso ao regular, auxiliaram os alunos a desenvolver a lista proposta. 


  Resultados alcançados: Houve grande procura por parte dos alunos no turno inverso ao regular para sanar suas dúvidas. Os alunos aprovaram esse método de trabalho. Muitos argumentaram que em sala de aula não é possível esclarecer todas as dúvidas devido ao pouco tempo.

Aprendendo Vetores no Laboratório de Informática


Ação: Implementar uma atividade com o software Modellus.

Descrição da Atividade: (Ago/2012 – Set/2012) Esta atividade envolveu as turmas de primeiras séries do Ensino Médio da escola Carlos Kluwe, teve duração de dois encontros. No primeiro encontro compareceram oito estudantes, inicialmente foi feito uma introdução sobre o software Modellus e também foi feita uma revisão dos conceitos que foram abordados (Vetores). Após foi entregue um roteiro com atividades para os alunos interagirem com o software. No segundo encontro realizado no dia 3 de setembro compareceram apenas dois alunos, foi terminado o exercício que ficou pendente do roteiro e também realizaram uma atividade de criação, de uma simulação, com o auxílio de quatro bolsistas.




Resultados alcançados: Os alunos que participaram não demonstraram total interesse, mesmo tendo desenvolvido as atividades propostas não tiveram curiosidade em aprender mais com o software. A proposta de fazer em dois turnos (tarde e noite) não foi alcançada, pois nenhum aluno compareceu no turno da noite, mesmo tendo sido feita uma forte divulgação. Os alunos não demonstraram interesse na atividade proposta, porém no momento muitos tem questionado sobre a possibilidade de reforço em turno inverso. Destes três semestres desenvolvendo atividades na escola Carlos Kluwe se tem indícios de que os alunos somente se motivam para ir à escola em turno inverso se desenvolverem atividades que valem nota. Um resultado significativo é que a oficina propiciou aos bolsistas ID um maior contato com o software.

Materiais desenvolvidos disponíveis em:


Guia aprendendo vetores no Laboratório de Informática.

Física Correndo


Ação: Complementar o conceito de velocidade escalar média.

Descrição da Atividade: (Abr/2012) – Na escola Carlos Kluwe, foi realizada uma atividade na quadra da escola, com as turmas de 1° ano. Foi proposto aos alunos, que em grupos, deveriam encontrar o perímetro da quadra e utilizando um cronômetro medir o tempo em que levavam para percorrer essa distância. Através desses dados os alunos puderam estimar a velocidade média que caminham no dia-a-dia em m/s e transformar para km/h.



Resultados alcançados: Após caminharem e calcularem sua velocidade média e transformarem as velocidades em m/s para km/h, os alunos compreenderam melhor o conceito de velocidade, pois puderam comparar os seus resultados com as velocidades alcançadas por veículos como, por exemplo, um carro.

Construção de um Catálogo de Experimentos


Ação: Conceber um catálogo de experimentos didáticos.

Descrição da Atividade: (Ago/2012 – Dez/2012) Para o próximo semestre será colocado à disposição das escolas um catálogo contendo 10 experimentos elaborados pelos Bolsistas ID e professores do curso de Licenciatura em Física. Para o uso dos experimentos os professores das escolas deverão, com pelo menos uma semana de antecedência, preencher o formulário impresso, disponível com os bolsistas ID. Durante o uso dos experimentos um bolsista poderá acompanhar as atividades em sala de aula, mas não sendo responsável pela explicação aos alunos. Para fins de demonstrações aproximadamente 15 minutos serão necessários.

Resultados alcançados: A concepção e disponibilização de dez experimentos didáticos, sendo eles:
·         Led Mágico (Transistores e Light Dependent Resistor LDR)
·         Queda Livre,
·         Cone Duplo (Centro de Massa),
·         Cama de Prego (Definição de Pressão),
·         Dilatação Térmica,
·         Ludião (Princípios de Pascal e Arquimedes),
·         Tubo em U (Princípio de Stevin)
·         Prensa Hidráulica,
·         Ferrofluido (Linhas de Campo Magnético),
·         Carrinho automatizado.

Havia algumas dificuldades nos conceitos físicos envolvidos nos experimentos por parte dos bolsistas ID, mas com a elaboração do catálogo foram supridas, facilitando a explicação destes para outras pessoas. Os bolsistas ID interagiram com experimentos que não tinham conhecimento.

Catálogo de Experimentos disponível em: http://goo.gl/vkulM

Demonstrar Experimentalmente a Velocidade do Som


Ação: Determinar experimentalmente a velocidade do som.

Descrição da Atividade: (Set/2012) - Esta atividade foi aplicada em duas turmas de 8ª série da escola Francisco de Paula Pereira. Após os alunos terem trabalhado em sala de aula o conteúdo sobre velocidade do som, aplicamos esta atividade. Foi entregue aos alunos um guia que possuía 3 exercícios e foi apresentado um experimento, no qual o sinal emitido por uma fonte sonora é captado por dois microfones, que se encontram a diferentes distâncias da fonte e conectados à entrada de microfone de um notebook. Um software (GoldWave)  foi utilizado para determinar a diferença entre os tempos gastos pelo sinal sonoro para atingir cada um dos microfones. Os exercícios do guia solicitavam que os alunos retirassem dados do experimento como a distância entre os microfones e o tempo fornecido pelo software e assim obtiveram experimental a velocidade do som.  


Resultados alcançados: Através desta atividade, os bolsistas ID implementaram uma proposta de atividade apresentada na literatura, puderam ter um maior contato com o software utilizado e aprenderam a utilizar vários recursos que ele oferece. Os alunos, da escola, tiveram facilidade para retirar os dados do experimento, porém apresentaram dificuldades para trabalhar com os dados.


Material desenvolvido disponível em:

  Guia velocidade do som.

      Seminário do Estudante Organizado pela SMED de Aceguá/RS


Ação: Participar do Seminário do Estudante organizado pela SMED de Aceguá/RS

Descrição da Atividade: (Out/2012) - Foi realizado no município de Aceguá o 1º Seminário do Estudante, onde alunos das escolas da cidade apresentaram alguns trabalhos feitos em sala de aula. As turmas de 8ª série da escola Francisco de Paula Pereira, apresentaram o trabalho “Tecnologia na Escola” que foi desenvolvido juntamente com os bolsistas do PIBID Física. Além dessas apresentações de trabalhos, aconteceram apresentações de teatro e dança. Todas feitas pelos alunos e seus professores responsáveis de cada matéria.


Resultados alcançados: Este encontro propiciou a divulgação de atividades do PIBID e aos bolsistas ID e aos alunos da escola Francisco de Paula Pereira a interação com outras escolas do município de Aceguá.

Atividade de Fixação sobre o Teorema de Pitágoras


Ação: Conceber uma atividade para a fixação sobre o Teorema de Pitágoras.

Descrição da Atividade: (Nov/2012) - Essa atividade foi desenvolvida para reforçar o conteúdo de teorema de Pitágoras, trabalhado em aula com a professora de matemática, supervisora do projeto na escola Francisco de Paula Pereira. Foi desenvolvido um guia com 6 questões teóricas e uma questão prática envolvendo Teorema de Pitágoras, distância e velocidade. Esta atividade foi aplicada em duas turmas, 8ª série A e B.

Resultados alcançados: Na turma A os alunos apresentaram um pouco de dificuldade no começo da atividade e na turma B os alunos tiveram bastantes dificuldades. Porém, como o auxílio da professora e dos bolsistas ID em ambas as turmas o guia foi desenvolvido.

Primeiro Contato dos Bolsistas ID com a Escola Jerônimo Mércio


Ação: Realizar o primeiro contato dos bolsistas ID com a Escola Jerônimo Mércio.

Descrição da Atividade: (Ago/2012) – Na Escola Estadual Jerônimo Mércio da Silveira, foi realizado o primeiro contato dos bolsistas ID com a Escola. Neste encontro os bolsistas ID conheceram o ambiente escolar, conversaram e estabeleceram as primeiras atividades a serem trabalhadas na escola ao longo do trimestre com o professor supervisor L. Dworakowski.

Resultados alcançados: Ficou estabelecido que nos meses de agosto a setembro os bolsistas realizariam atividades de observação participante na escola e prestariam apoio na Feira de Ciências.   

Reforçar o Conteúdo sobre Plano Cartesiano para Alunos de Ensino Médio


Ação: Reforçar o conteúdo sobre plano cartesiano para alunos de Ensino Médio.

Descrição da Atividade: (Set/2012 – Out/2012) - Ao final do mês de setembro ouvindo relatos do professor supervisor L. Dworakowski e da professora M. Peters teve-se a ideia de fazer uma atividade que complementasse o conteúdo sobre plano cartesiano para alunos de 1° ano do ensino médio.


Resultados alcançados: Ao comparar resultados teóricos com práticos os alunos conseguiram compreender melhor os conceitos de plano cartesiano, sistema de coordenadas e referenciais, quando foram até a quadra da escola para realizar medidas com uma fita métrica. Grande parte dos alunos tiveram dificuldades em calcular a distância de um ponto ao outro através do Teorema de Pitágoras, assim, os bolsistas ID juntamente com professora regente auxiliaram os alunos durante a atividade. 


Material desenvolvido disponível em:

 Guia aprendendo a construir um plano cartesiano.

Uso de um Carrinho Automatizado no Ensino de Física


Ação: Conceber, implementar e avaliar o uso de um carrinho automatizado no Ensino de Física.

Descrição da Atividade: (Mar/2012 – Dez2012) – Usando a plataforma de programação Arduino foi construído, em parceira com o projeto Observatório de Aprendizagem, um carrinho que possui sensores. O objetivo da atividade é que com dados de distância e tempo coletados a cada 0,5 m os alunos possam construir gráficos de distância(x) versus tempo(t) e depois de calculado a velocidade média em cada trecho construir o gráfico da velocidade(v) versus tempo(t). Essa proposta encontra-se em constante evolução e já foi implementada em duas oportunidades.



Resultados alcançados: Na primeira experiência, realizada no primeiro semestre de 2012, na Escola Carlos Kluwe, não foram obtidos os resultados esperados sobre a aprendizagem dos alunos, pois os mesmos apresentaram muitas dificuldades na interpretação gráfica. Para abordar essas dificuldades foi proposto a atividade sobre plano cartesiano e um guia com certo direcionamento que foram aplicados na Escola Jerônimo Mércio. Os dados dessa segunda aplicação serão analisados em 2013/1, mas já se tem indícios de superação de dificuldades de aprendizagem.


Materiais desenvolvidos disponíveis em: 

   Apresentação Interpretando Gráficos da Cinemática.

  Guia interpretando gráficos da cinemática: primeira experiência.

  Guia interpretando gráficos da cinemática: segunda experiência.

Participar e Organizar Feiras de Ciências


Ação: Participar e organizar Feiras de Ciências.

Descrição da Atividade: (Setembro 2012) – Em 2012 realizou-se feiras visando estimular alunos e professores para a produção de trabalhos investigativos e promover a integração entre escola e universidade. Os bolsitas ID da escola Jerônimo Mércio atuaram na organização da II Feira de Ciêncituaram m s ID  iro contato com a Escola Jerdo  atividadeas. A feira foi realizada nas dependências da escola. Os bolsistas ID trabalharam na montagem dos estandes e na banca de avaliação dos trabalhos. Na oportunidade foram expostos aproximadamente 30 trabalhos entre as Séries Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Dos trabalhos apresentados quatro foram selecionados para participar, também, da II Feira de Ciências da UNIPAMPA. Na escola Francisco de Paula Pereira foi apresentado aos alunos um vídeo sobre o desenvolvimento tecnológico, em sala de aula, e após foi solicitado que os alunos realizassem uma pesquisa com os pais e professores para saber a opinião deles sobre o assunto. Os alunos elaboraram perguntas e fizeram vídeos entrevistando pais e professores. Com o resultado da pesquisa, os alunos elaboraram o trabalho “Tecnologia na Escola” que foi apresentado na feira da Unipampa. A Feira realizada na Unipampa ocorreu no dia 14 de setembro de 2012 e contou com a participação de mais de 150 alunos e 40 professores de 25 escolas de diversas cidades: Bagé, Caçapava, Lavras do Sul, Aceguá, Candiota, Hulha Negra e Pinheiro Machado. Foram apresentados 31 trabalhos nas áreas de química, matemática, física, biologia e literatura. Para a realização da feira foi montada uma comissão organizadora que contou com a participação de professores dos cursos de licenciatura em Física, Química e Matemática, Técnicos em Laboratório das Áreas de Biologia e Física e bolsistas dos PIBIDs Física e Química.

Resultados alcançados: Na escola Jerônimo Mércio quatro trabalhos foram selecionados:
  • Verificação da eficiência de um painel solar com materiais recicláveis utilizando a plataforma Arduino;
  • Comprovação da pressão atmosférica e das densidades da água e óleo;
  • Labirinto elétrico;
  • Exemplos de geração de energia elétrica utilizando diferentes fontes primárias de energia: geração térmica, geração hídrica e geração eólica.
Da escola Francisco de Paula Pereira os alunos apresentaram dois trabalhos: Tecnologia na Escola e Vulcão.
A participação dos alunos e professores, nas feiras realizadas superaram as expectativas, o que motiva aos bolsista a dar continuidade ao projeto que apresenta potencial para se tornar uma atividade permanente do campus Bagé.

Capacitação para Prestadores de Serviço do Campus Bagé


Ação: Realizar atividades de capacitação para prestadores de serviço do Campus Bagé.

Descrição da Atividade: (Mar/2012 – Maio/2012) - A capacitação foi uma atividade que envolveu os PIBIDs da Física, Matemática e Letras, para incentivar prestadores de serviço do Campus Bagé a retomarem os estudos. Foi feito um primeiro contato com os interessados em participar da capacitação, onde no turno da manhã não houve procura, já no turno da noite compareceram 4 pessoas, onde realizou-se uma apresentação dos representantes de cada PIBID. Dos inscritos três não completaram as séries inicias do ensino fundamental e uma a 8ª série. Nos encontros realizados o PIBID Física e Matemática realizaram instruções básicas de como utilizar um computador, visto que apenas um aluno possuía computador em casa. Os participantes pesquisaram na internet assuntos de interesse, para irem se familiarizando com o computador. Nos encontros seguintes foram trabalhadas operações de matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão) e jogos da internet que possuíam diferentes níveis, estimulando os participantes a superarem as suas dificuldades. O PIBID Letras trabalhou com leitura e interpretação de textos.

Resultados alcançados: Os participantes tiveram um contato com o computador, onde puderam observar as várias funções oferecidas que podem ser usadas no dia a dia e exercitaram as operações básicas da matemática. Outro resultado significativo trata-se das experiências para os Bolsistas ID que interagiram entre os subprojetos (Física, Letras e Matemática) e da iniciação à docência em um espaço não formal e que provavelmente não terão durante a graduação.








      
         


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