Encontros Semanais
Ação: Estabelecer
encontros semanais para planejamento, avaliação e implementação de ações
estabelecidas.
Descrição da
Atividade: (Jan/2012
– Dez/2012) – As atividades do PIBID Física a partir de sua ampliação (2012/2)
foram divididas em quatro categorias: atividades principais, secundárias,
permanentes e grupos de estudos. Semanalmente são realizados encontros de 4
horas. Na primeira semana se dedica para reunião geral; na segunda semana são
abordados temas relacionados às atividades principais; na terceira semana são
planejadas atividades secundárias e na quarta semana realiza-se uma atividade
cultural ou sobre Ensino de Física. Em cada escola uma ou duas atividades
principais são implementadas por bimestre, com o acompanhamento permanente dos
supervisores e orientação do coordenador. Para cada atividade um bolsista ID é
o responsável. Os demais quatro bolsistas de cada escola além de darem apoio ao
responsável focam em uma atividade secundária (edições de vídeos, estudo de
softwares didáticos, etc.). As atividades permanentes são relacionadas com
eventos (Feira de Ciências, Intrapibid, etc.), organização do Laboratório de
Instrumentação de Física da Unipampa, atividades culturais, atividades de
secretariado e de reflexão sobre fundamentação teórica e epistemológica.
Resultados
alcançados:
A proposição dessa dinâmica de trabalho fortaleceu as relações entre todos
envolvidos no PIBID Física, em especial, aos bolsistas ID e dinamizou a
orientação por parte do coordenador de área.
O
desenvolvimento de atividades amplamente planejadas e refletidas com todo o
grupo favoreceu a proposição de trabalhos significativos, pois se obteve a
premiação em dois trabalhos no IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e
Extensão (SIEPE) e dois foram aceitos para apresentação no XX Simpósio Nacional
de Ensino de Física (SNEF).
A
concretização de momentos de discussões teóricas, tanto de conteúdos de Física
quanto de fundamentação teórica e epistemológica. Esses momentos sempre
pautados pela complementação das componentes curriculares e não pela repetição
ou antecipação de conteúdos da graduação.
Realização
de minicursos com temas relacionados às atividades nas escolas. Foram
realizados três minicursos, sendo eles:
- Software Modellus no Ensino de Física (ministrado por um Bolsista ID – R. Franco.);
- Aprendizagem significativa de conceitos físicos envolvidos em circuitos elétricos elementares de corrente contínua e alternada (ministrado por B. Dröse, mestrando em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS);
- Uma ideia para ensinar inércia com o uso de vídeo-análise (ministrada pela Bolsista ID A. Wrasse. e sua colega da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Física IV L. Patron).
Foguete de Garrafa PET como Atividade Complementar às Aulas de Física
Ação: Estabelecer um
vínculo entre teoria e prática, através da atividade: Lançamento de “Foguete”
de garrafa PET.
Descrição da
Atividade: (Ago/2012
– Out/2012) – Após o início do conteúdo sobre Movimento Oblíquo abordado pela
professora supervisora da escola Carlos Kluwe, foi dado início ao projeto
“Lançamento de Foguetes”. Os alunos das três turmas foram divididos em 13
grupos, cada grupo teve que pesquisar e produzir um “foguete” de garrafa pet,
com adornos necessários para caracterizar um protótipo e uma base regulável
para fazer três lançamentos, para cada ângulo (30° 45° e 60°). O lançamento foi
feito nas dependências da Unipampa, a atividade proporcionou aos alunos a
comparação de aspectos teóricos e práticos, como por exemplo, o tempo de subida
e descida do projétil, que na teoria são iguais e na prática isso não acontece,
visto que os modelos teóricos trabalhados em aulas não levam em consideração
fatores como: o vento, a quantidade de água colocada no interior do foguete e a
pressão adequada. Após ter sido feito os lançamentos, os alunos receberam um
trabalho com gráficos dos lançamentos para ser analisados pelos grupos.
Resultados
alcançados: Os
estudantes perceberam que na prática há vários fatores que fazem com que o
lançamento não seja parabólico, grande parte dos alunos observaram as
influências da resistência do ar e da perda da água durante a trajetória. Com
isso, pode-se dizer que os alunos conseguiram entender os conceitos de
lançamento oblíquo, não só na teoria, mas também na prática, o que propiciou
uma melhor aprendizagem dos conceitos abordados.
Materiais desenvolvidos disponíveis em:
Guia Lançamento de "foguetes".
http://porteiras.s.unipampa.edu.br/pibid/files/2012/12/F_PDP_Guia_IX.pdf
http://porteiras.s.unipampa.edu.br/pibid/files/2012/12/F_PDP_Guia_IX.pdf
Guia
após Lançamento de "foguetes".
http://porteiras.s.unipampa.edu.br/pibid/files/2012/12/F_PDP_Guia_X.pdf
http://porteiras.s.unipampa.edu.br/pibid/files/2012/12/F_PDP_Guia_X.pdf
Superação das Dificuldades de Aprendizagem de Física e Matemática de Alunos do Ensino Médio
Ação: Auxiliar na
superação de dificuldades de aprendizagem de Física e Matemática de alunos do
Ensino Médio.
Descrição da
Atividade: (Mar/2012
– Jul/2012) – Na escola Carlos Kluwe ocorreram aulas complementares em dois
turnos inversos ao regular (tarde e noite) para alunos dos três turnos de 1º
ano da escola. Inicialmente um grande número de estudantes se inscreveu, porém
gradativamente foi ocorrendo uma diminuição de participantes. Durante as aulas
buscou-se o protagonismo do aluno, onde o mesmo deveria participar ativamente,
resolvendo questões no quadro e explicando para os demais colegas suas
conclusões. No final de Abril foi implementada uma atividade utilizando um
“carrinho automatizado” dando ênfase no conteúdo de Física (MRU), os estudantes
calcularam a média dos tempos e as velocidades. Após foram montados gráficos da
posição versus tempo e velocidade versus tempo, a análise destes foram feitas
juntamente com os alunos. Essa atividade também teve implementação em outra
escola (Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins). A professora de
Física dessa escola tem supervisionado diversos estágios da Licenciatura em
Física e nos solicitou auxílio. Aconteceram 14 encontros, onde a frequência dos
alunos variou com o decorrer da disciplina, nas semanas que antecediam as
provas a atividade ficava com um número maior de alunos. Em média participaram
15 alunos por encontro.
Resultados
alcançados: A
vivência, por parte dos bolsistas ID e coordenador, com alunos que apresentam
dificuldades de aprendizagem, principalmente, em operações básicas de
matemática e interpretação de questões conceituais, proporcionou uma interação
com situações diárias da Educação Básica. Os resultados mostram uma evolução na
superação das dificuldades dos alunos, principalmente nas operações com números
inteiros e multiplicação com números decimais, observou-se que as dificuldades
em operações envolvendo divisão com valores decimais persistiram dando indícios
que os trabalhos devem ser continuados nesta direção. Em relação a resolver e
manipular termos de equação do 1° grau observou-se pouca evolução dos alunos,
notou-se que os alunos possuíam dificuldades em solucionar equações matemáticas
que envolvem três ou mais passos ou etapas para atingir a solução. O número de
alunos foi reduzindo ao decorrer dos encontros, ficando somente aqueles alunos
que realmente tinham interesse nas aulas. A maioria dos alunos não foram
assíduos. O desempenho dos alunos mais
assíduos em testes de conhecimento foi superior aos que participavam
esporadicamente.
Materiais desenvolvidos disponíveis em:
Testes de conhecimento "Teste Inicial e
Final".
Superação das Dificuldades de Aprendizagem de Matemática de Alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental
Ação: Auxiliar na
superação de dificuldades de aprendizagem de Matemática de alunos das séries
finais do Ensino Fundamental.
Descrição da
Atividade: (Mar/2012
– Jul/2012) Estas atividades iniciaram com um teste, no qual foram
estabelecidas as dificuldades a serem trabalhadas. Os conteúdos ensinados em sala de aula foram
relacionados com atividades cotidianas dos alunos, permitindo assim exemplos
concretos dos assuntos abordados. A construção e interpretação de gráficos
foram abordados, em um primeiro momento manualmente e posteriormente utilizando
o laptop educacional do programa “Um
Computador por Aluno - UCA” do governo federal.
Resultados alcançados: Os resultados sugerem que a forma de relacionar os conteúdos ensinados com a realidade dos alunos e em conjunto com atividades computacionais constituiu-se em um elemento motivador para aprendizagem, criando assim melhores condições para uma aprendizagem significativa, na acepção de Ausubel.
Materiais desenvolvidos disponíveis em:
Testes de conhecimento "Teste Inicial" e
"Questões de Avaliação".
Guias
construindo gráficos parte I e II.
Guia
tabulação de dados.
Atividade Complementar sobre o Ensino de Vetores
Ação: Conceber uma
atividade complementar sobre o ensino de vetores.
Descrição da
Atividade: (Jun/2012
– Jul/2012) – A atividade de vetores foi proposta através de uma reunião feita
pelos professores orientadores, à professora supervisora e os bolsistas ID do
grupo do colégio Carlos Kluwe, onde foi definido que as próximas aulas de
reforço de matemática passariam a ser mais voltadas para o Ensino de Física. O
conteúdo que estava sendo abordado em sala de aula era Vetores, assim os
bolsistas junto à professora elaboraram uma lista de exercícios para ser
entregue aos alunos. Os bolsistas, em turnos inverso ao regular, auxiliaram os
alunos a desenvolver a lista proposta.
Aprendendo Vetores no Laboratório de Informática
Ação: Implementar uma atividade com o software Modellus.
Descrição da
Atividade: (Ago/2012
– Set/2012) Esta atividade envolveu as turmas de primeiras séries do Ensino
Médio da escola Carlos Kluwe, teve duração de dois encontros. No primeiro
encontro compareceram oito estudantes, inicialmente foi feito uma introdução
sobre o software Modellus e também
foi feita uma revisão dos conceitos que foram abordados (Vetores). Após foi
entregue um roteiro com atividades para os alunos interagirem com o software.
No segundo encontro realizado no dia 3 de setembro compareceram apenas dois
alunos, foi terminado o exercício que ficou pendente do roteiro e também
realizaram uma atividade de criação, de uma simulação, com o auxílio de quatro
bolsistas.
Resultados
alcançados: Os
alunos que participaram não demonstraram total interesse, mesmo tendo
desenvolvido as atividades propostas não tiveram curiosidade em aprender mais
com o software. A proposta de fazer
em dois turnos (tarde e noite) não foi alcançada, pois nenhum aluno compareceu
no turno da noite, mesmo tendo sido feita uma forte divulgação. Os alunos não
demonstraram interesse na atividade proposta, porém no momento muitos tem
questionado sobre a possibilidade de reforço em turno inverso. Destes três
semestres desenvolvendo atividades na escola Carlos Kluwe se tem indícios de que
os alunos somente se motivam para ir à escola em turno inverso se desenvolverem
atividades que valem nota. Um resultado significativo é que a oficina propiciou
aos bolsistas ID um maior contato com o software.
Materiais desenvolvidos disponíveis em:
Cartaz
de divulgação.
http://porteiras.s.unipampa.edu.br/pibid/files/2012/12/F_PDP_Guia_VII_Cartaz_I.zip
http://porteiras.s.unipampa.edu.br/pibid/files/2012/12/F_PDP_Guia_VII_Cartaz_I.zip
Guia aprendendo vetores no Laboratório de Informática.
Física Correndo
Ação: Complementar o
conceito de velocidade escalar média.
Descrição da
Atividade: (Abr/2012)
– Na escola Carlos Kluwe, foi realizada uma atividade na quadra da escola, com
as turmas de 1° ano. Foi proposto aos alunos, que em grupos, deveriam encontrar
o perímetro da quadra e utilizando um cronômetro medir o tempo em que levavam
para percorrer essa distância. Através desses dados os alunos puderam estimar a
velocidade média que caminham no dia-a-dia em m/s e transformar para km/h.
Resultados alcançados:
Após
caminharem e calcularem sua velocidade média e transformarem as velocidades em
m/s para km/h, os alunos compreenderam melhor o conceito de velocidade, pois
puderam comparar os seus resultados com as velocidades alcançadas por veículos
como, por exemplo, um carro.
Construção de um Catálogo de Experimentos
Ação: Conceber um catálogo
de experimentos didáticos.
Descrição da
Atividade: (Ago/2012
– Dez/2012) Para o próximo semestre será colocado à disposição das escolas um
catálogo contendo 10 experimentos elaborados pelos Bolsistas ID e professores
do curso de Licenciatura em Física. Para o uso dos experimentos os professores
das escolas deverão, com pelo menos uma semana de antecedência, preencher o
formulário impresso, disponível com os bolsistas ID. Durante o uso dos
experimentos um bolsista poderá acompanhar as atividades em sala de aula, mas
não sendo responsável pela explicação aos alunos. Para fins de demonstrações
aproximadamente 15 minutos serão necessários.
Resultados
alcançados: A
concepção e disponibilização de dez experimentos didáticos, sendo eles:
·
Led
Mágico (Transistores e Light Dependent Resistor LDR)
·
Queda
Livre,
·
Cone
Duplo (Centro de Massa),
·
Cama
de Prego (Definição de Pressão),
·
Dilatação
Térmica,
·
Ludião
(Princípios de Pascal e Arquimedes),
·
Tubo
em U (Princípio de Stevin)
·
Prensa
Hidráulica,
·
Ferrofluido
(Linhas de Campo Magnético),
·
Carrinho
automatizado.
Havia
algumas dificuldades nos conceitos físicos envolvidos nos experimentos por
parte dos bolsistas ID, mas com a elaboração do catálogo foram supridas,
facilitando a explicação destes para outras pessoas. Os bolsistas ID
interagiram com experimentos que não tinham conhecimento.
Catálogo de Experimentos disponível em: http://goo.gl/vkulM
Catálogo de Experimentos disponível em: http://goo.gl/vkulM
Demonstrar Experimentalmente a Velocidade do Som
Ação:
Determinar experimentalmente a velocidade do som.
Descrição
da Atividade: (Set/2012) - Esta atividade foi aplicada em
duas turmas de 8ª série da escola Francisco de Paula Pereira. Após os alunos
terem trabalhado em sala de aula o conteúdo sobre velocidade do som, aplicamos
esta atividade. Foi entregue aos alunos um guia que possuía 3 exercícios e foi
apresentado um experimento, no qual o sinal emitido por uma fonte sonora é
captado por dois microfones, que se encontram a diferentes distâncias da fonte
e conectados à entrada de microfone de um notebook.
Um software (GoldWave) foi
utilizado para determinar a diferença entre os tempos gastos pelo sinal sonoro
para atingir cada um dos microfones. Os exercícios do guia solicitavam que os
alunos retirassem dados do experimento como a distância entre os microfones e o
tempo fornecido pelo software e assim
obtiveram experimental a velocidade do som.
Resultados alcançados: Através desta atividade, os bolsistas ID implementaram uma proposta de atividade apresentada na literatura, puderam ter um maior contato com o software utilizado e aprenderam a utilizar vários recursos que ele oferece. Os alunos, da escola, tiveram facilidade para retirar os dados do experimento, porém apresentaram dificuldades para trabalhar com os dados.
Material desenvolvido disponível em:
Guia velocidade do som.
Seminário do Estudante Organizado pela SMED de Aceguá/RS
Ação:
Participar do Seminário do Estudante organizado pela SMED
de Aceguá/RS
Descrição
da Atividade: (Out/2012) - Foi realizado no município de
Aceguá o 1º Seminário do Estudante, onde alunos das escolas da cidade
apresentaram alguns trabalhos feitos em sala de aula. As turmas de 8ª série da
escola Francisco de Paula Pereira, apresentaram o trabalho “Tecnologia na
Escola” que foi desenvolvido juntamente com os bolsistas do PIBID Física. Além
dessas apresentações de trabalhos, aconteceram apresentações de teatro e dança.
Todas feitas pelos alunos e seus professores responsáveis de cada matéria.
Resultados alcançados: Este encontro propiciou a divulgação de atividades do PIBID e aos bolsistas ID e aos alunos da escola Francisco de Paula Pereira a interação com outras escolas do município de Aceguá.
Resultados alcançados: Este encontro propiciou a divulgação de atividades do PIBID e aos bolsistas ID e aos alunos da escola Francisco de Paula Pereira a interação com outras escolas do município de Aceguá.
Atividade de Fixação sobre o Teorema de Pitágoras
Ação:
Conceber uma atividade para a fixação sobre o Teorema de
Pitágoras.
Descrição
da Atividade: (Nov/2012) - Essa atividade foi desenvolvida
para reforçar o conteúdo de teorema de Pitágoras, trabalhado em aula com a
professora de matemática, supervisora do projeto na escola Francisco de Paula
Pereira. Foi desenvolvido um guia com 6 questões teóricas e uma questão prática
envolvendo Teorema de Pitágoras, distância e velocidade. Esta atividade foi
aplicada em duas turmas, 8ª série A e B.
Resultados
alcançados: Na turma A os alunos apresentaram um pouco
de dificuldade no começo da atividade e na turma B os alunos tiveram bastantes
dificuldades. Porém, como o auxílio da professora e dos bolsistas ID em ambas
as turmas o guia foi desenvolvido.
Primeiro Contato dos Bolsistas ID com a Escola Jerônimo Mércio
Ação:
Realizar o primeiro contato dos bolsistas ID com a Escola
Jerônimo Mércio.
Descrição
da Atividade: (Ago/2012) – Na Escola Estadual Jerônimo
Mércio da Silveira, foi realizado o primeiro contato dos bolsistas ID com a
Escola. Neste encontro os bolsistas ID conheceram o ambiente escolar,
conversaram e estabeleceram as primeiras atividades a serem trabalhadas na
escola ao longo do trimestre com o professor supervisor L. Dworakowski.
Resultados
alcançados: Ficou estabelecido que nos meses de agosto a
setembro os bolsistas realizariam atividades de observação participante na
escola e prestariam apoio na Feira de Ciências.
Reforçar o Conteúdo sobre Plano Cartesiano para Alunos de Ensino Médio
Ação:
Reforçar o conteúdo sobre plano cartesiano para alunos de Ensino Médio.
Descrição
da Atividade: (Set/2012 – Out/2012) - Ao final do mês de
setembro ouvindo relatos do professor supervisor L. Dworakowski e da professora
M. Peters teve-se a ideia de fazer uma atividade que complementasse o conteúdo
sobre plano cartesiano para alunos de 1° ano do ensino médio.
Resultados alcançados: Ao comparar resultados teóricos com práticos os alunos conseguiram compreender melhor os conceitos de plano cartesiano, sistema de coordenadas e referenciais, quando foram até a quadra da escola para realizar medidas com uma fita métrica. Grande parte dos alunos tiveram dificuldades em calcular a distância de um ponto ao outro através do Teorema de Pitágoras, assim, os bolsistas ID juntamente com professora regente auxiliaram os alunos durante a atividade.
Material desenvolvido disponível em:
Guia
aprendendo a construir um plano cartesiano.
Uso de um Carrinho Automatizado no Ensino de Física
Ação:
Conceber, implementar e avaliar o uso de um carrinho
automatizado no Ensino de Física.
Descrição
da Atividade: (Mar/2012 – Dez2012) – Usando a plataforma
de programação Arduino foi construído, em parceira com o projeto Observatório
de Aprendizagem, um carrinho que possui sensores. O objetivo da atividade é que
com dados de distância e tempo coletados a cada 0,5 m os alunos possam
construir gráficos de distância(x) versus
tempo(t) e depois de calculado a velocidade média em cada trecho construir o
gráfico da velocidade(v) versus
tempo(t). Essa proposta encontra-se em constante evolução e já foi implementada
em duas oportunidades.
Resultados alcançados: Na primeira experiência, realizada no primeiro semestre de 2012, na Escola Carlos Kluwe, não foram obtidos os resultados esperados sobre a aprendizagem dos alunos, pois os mesmos apresentaram muitas dificuldades na interpretação gráfica. Para abordar essas dificuldades foi proposto a atividade sobre plano cartesiano e um guia com certo direcionamento que foram aplicados na Escola Jerônimo Mércio. Os dados dessa segunda aplicação serão analisados em 2013/1, mas já se tem indícios de superação de dificuldades de aprendizagem.
Resultados alcançados: Na primeira experiência, realizada no primeiro semestre de 2012, na Escola Carlos Kluwe, não foram obtidos os resultados esperados sobre a aprendizagem dos alunos, pois os mesmos apresentaram muitas dificuldades na interpretação gráfica. Para abordar essas dificuldades foi proposto a atividade sobre plano cartesiano e um guia com certo direcionamento que foram aplicados na Escola Jerônimo Mércio. Os dados dessa segunda aplicação serão analisados em 2013/1, mas já se tem indícios de superação de dificuldades de aprendizagem.
Materiais desenvolvidos disponíveis em:
Apresentação
Interpretando Gráficos da Cinemática.
Guia
interpretando gráficos da cinemática: primeira experiência.
Guia interpretando gráficos da cinemática: segunda
experiência.
Participar e Organizar Feiras de Ciências
Ação:
Participar e organizar Feiras de Ciências.
Descrição
da Atividade: (Setembro 2012) – Em 2012 realizou-se feiras
visando estimular alunos e professores para a produção de trabalhos
investigativos e promover a integração entre escola e universidade. Os bolsitas
ID da escola Jerônimo Mércio atuaram na organização da II Feira de Ciênci as. A feira foi realizada nas dependências da escola. Os
bolsistas ID trabalharam na montagem dos estandes e na banca de avaliação dos
trabalhos. Na oportunidade foram expostos aproximadamente 30 trabalhos entre as
Séries Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Dos trabalhos
apresentados quatro foram selecionados para participar, também, da II Feira de
Ciências da UNIPAMPA. Na escola Francisco de Paula Pereira foi apresentado aos
alunos um vídeo sobre o desenvolvimento tecnológico, em sala de aula, e após
foi solicitado que os alunos realizassem uma pesquisa com os pais e professores
para saber a opinião deles sobre o assunto. Os alunos elaboraram perguntas e
fizeram vídeos entrevistando pais e professores. Com o resultado da pesquisa,
os alunos elaboraram o trabalho “Tecnologia na Escola” que foi apresentado na
feira da Unipampa. A Feira realizada na Unipampa ocorreu no dia 14 de setembro
de 2012 e contou com a participação de mais de 150 alunos e 40 professores de
25 escolas de diversas cidades: Bagé, Caçapava, Lavras do Sul, Aceguá,
Candiota, Hulha Negra e Pinheiro Machado. Foram apresentados 31 trabalhos nas
áreas de química, matemática, física, biologia e literatura. Para a realização
da feira foi montada uma comissão organizadora que contou com a participação de
professores dos cursos de licenciatura em Física, Química e Matemática,
Técnicos em Laboratório das Áreas de Biologia e Física e bolsistas dos PIBIDs
Física e Química.
Resultados alcançados: Na escola Jerônimo Mércio quatro trabalhos foram selecionados:
Resultados alcançados: Na escola Jerônimo Mércio quatro trabalhos foram selecionados:
- Verificação
da eficiência de um painel solar com materiais recicláveis utilizando a
plataforma Arduino;
- Comprovação
da pressão atmosférica e das densidades da água e óleo;
- Labirinto
elétrico;
- Exemplos
de geração de energia elétrica utilizando diferentes fontes primárias de
energia: geração térmica, geração hídrica e geração eólica.
Da escola Francisco de Paula Pereira os
alunos apresentaram dois trabalhos: Tecnologia na Escola e Vulcão.
A participação dos alunos e professores, nas
feiras realizadas superaram as expectativas, o que motiva aos bolsista a dar continuidade
ao projeto que apresenta potencial para se tornar uma atividade permanente do
campus Bagé.
Capacitação para Prestadores de Serviço do Campus Bagé
Ação:
Realizar atividades de capacitação para prestadores de serviço do Campus Bagé.
Descrição
da Atividade: (Mar/2012 – Maio/2012) - A capacitação foi
uma atividade que envolveu os PIBIDs da Física, Matemática e Letras, para
incentivar prestadores de serviço do Campus Bagé a retomarem os estudos. Foi
feito um primeiro contato com os interessados em participar da capacitação,
onde no turno da manhã não houve procura, já no turno da noite compareceram 4
pessoas, onde realizou-se uma apresentação dos representantes de cada PIBID.
Dos inscritos três não completaram as séries inicias do ensino fundamental e
uma a 8ª série. Nos encontros realizados o PIBID Física e Matemática realizaram
instruções básicas de como utilizar um computador, visto que apenas um aluno
possuía computador em casa. Os participantes pesquisaram na internet assuntos de interesse, para
irem se familiarizando com o computador. Nos encontros seguintes foram
trabalhadas operações de matemática (adição, subtração, multiplicação e
divisão) e jogos da internet que
possuíam diferentes níveis, estimulando os participantes a superarem as suas
dificuldades. O PIBID Letras trabalhou com leitura e interpretação de textos.
Resultados
alcançados: Os participantes tiveram um contato com o
computador, onde puderam observar as várias funções oferecidas que podem ser
usadas no dia a dia e exercitaram as operações básicas da matemática. Outro
resultado significativo trata-se das experiências para os Bolsistas ID que
interagiram entre os subprojetos (Física, Letras e Matemática) e da iniciação à
docência em um espaço não formal e que provavelmente não terão durante a
graduação.
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