terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Superação das dificuldades de aprendizagem de Física e Matemática de alunos do Ensino Médio (Março / Julho)


Na escola Carlos Kluwe, ocorreu aulas complementares em dois turnos inversos ao regular (tarde e noite) para alunos dos três turnos de 1º ano da escola. Inicialmente um grande número de estudantes se inscreveu, porém gradativamente foi ocorrendo uma diminuição de participantes.
Durante as aulas buscou-se o protagonismo do aluno, onde o mesmo deveria participar ativamente, resolvendo questões no quadro e explicando para os demais colegas suas conclusões. No final de Abril foi implementada uma atividade utilizando um “carrinho automatizado” dando ênfase no conteúdo de Física (MRU), os estudantes calcularam a média dos tempos e as velocidades. Após foram montados gráficos da posição versus tempo e velocidade versus tempo, a análise destes foram feitas juntamente com os alunos.
Essa atividade também teve implementação em outra escola (Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins). A professora de Física dessa escola tem supervisionado diversos estágios da Licenciatura em Física e nos solicitou auxílio. Aconteceram 14 encontros, onde a frequência dos alunos variou com o decorrer da disciplina, nas semanas que antecediam as provas a atividade ficava com um número maior de alunos. Em média participaram 15 alunos por encontro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário